
Até o momento, já foram criados quatro Fóruns de Agricultura Familiar em Roraima, correspondente aos municípios de Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e Cantá. O esperado é que até o final de 2014 sejam criados Fóruns em todos os municípios do estado.
Segundo Otoniel Ribeiro Duarte, Chefe-geral da Embrapa Roraima, os Fóruns são locais democráticos, onde todos tem voz ativa. “A meta é desenvolver a agricultura familiar, e para isso, vamos fazer o levantamento das demandas e buscar as soluções mais adequadas para cada município”.
Entre os resultados esperados com os Fóruns estão: Alicerçar uma rede integrada de atores atentos às demandas locais; Auxiliar no processo de tomada de decisão; Fortalecer a rede de pesquisa participativa e transferência de tecnologias para a agricultura familiar; auxiliar na formação de uma cadeia positiva de ações e resultados, que contribuam para a o desenvolvimento sustentável da agricultura em Roraima.
Atuam em conjunto com os Fóruns os poderes públicos municipal, estadual e federal, as agências de desenvolvimento, sindicatos dos trabalhadores rurais, centros de pesquisa e extensão rural e as diversas entidades e organizações representativas da agricultura familiar no estado.