sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia de campo agricultura sem uso do fogo e ILP

Dia de campo realizado pela Embrapa Roraima para apresentar alternativas de agricultura sem uso fogo e a integração lavoura pecuária em área de agricultura familiar na Vicinal Tamandaré no Município de Mucajaí, contou com a participação de estudantes, técnicos e agricultores familiares.
O evento consistiu na apresentação de 5 hectares de lavoura de milho, semeado sobre a palha, em um sistema de plantio direto e consorciada com pastagem. Assim, após a colheita do millho, a foragem mantida na area é disponibilizada ao gado. A tecnologia é um modelo sustentável pois evita o processo de derrubada de capoeira tradicionalmente feita pela destoca e o uso fogo. Um sistema economicamente mais viável, pela utilização mais intensa da área, lavora/pecuária, mantem a cobertura do solo e evita o uso do fogo, garantindo renda com a comercialização da produção do milho e aumentando a qualidade nutricional aos animais.
A atividade de implantacão foi coordenada pelo Engenheiro Agronômo Lourenço de Souza Cruz analista da Embrapa Roraima, pelo assistente Valdivino Pereira e com participação ativa do proprietário da área Senhor Osvaldo Santana que declarou ter aprendido novas técnicas para incorporar material orgânica ao solo, rotação de culturas, regulagem de máquinas, e o monitoramento da área plantada para observar o aparecimento de pragas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda dos Fóruns 2016